ASSOCIATIVISMO, A FORÇA DA INDÚSTRIA

Por que se associar a um sindicato empresarial?

As empresas vivem hoje um momento de grandes desafios. O cenário político e econômico exige unidade, coesão e parceria. Mais do que nunca, quem está fazendo a diferença para o Brasil manter a competitividade é a indústria, e os sindicatos que são as entidades legais que representam o setor produtivo no diálogo com autoridades federais, estaduais e municipais. São “a voz da indústria”, uma vez que, dificilmente, uma empresa isolada consegue se articular na defesa de seus interesses junto ao governo.

Ao longo do tempo o associativismo evoluiu, transformando-se e criando formas diferentes de organização e ação. Além da representação política na defesa de seus interesses, uma empresa associada conta com um leque de oportunidades e benefícios, como a participação ativa nas negociações coletivas, o acesso às informações estratégicas sobre seu respectivo setor e o aumento da rede de contatos – networking. Atuando de maneira organizada, empresas do mesmo setor também podem planejar compras e campanhas de marketing conjuntas. Juntas, tem maior facilidade em identificar oportunidades e riscos promovendo, consequentemente, melhorias no ambiente de negócios.

Os sindicatos servem de catalizadores para as demandas das indústrias. O ato de empreender é cercado de inúmeras dificuldades enfrentadas pelos industriais para abrir e manter empresas no Brasil. Os custos são exorbitantes e as leis vigentes, principalmente as trabalhistas e tributárias, não ajudam a quem gera tanto emprego quanto renda para a sociedade. Neste contexto, o associativo se torna fundamental para industriais na busca do crescimento, da criação e da manutenção das empresas. A possibilidade de construção de um legado de melhorias deve ser levada em consideração quando se fala em associativismo.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, conta hoje com 134 sindicatos empresariais filiados, a quem oferece um portfólio de serviços que podem ser estendidos aos seus associados. Consultorias gratuitas nas áreas tributárias, trabalhistas, de meio ambiente fazem parte da lista de benefícios a que o associado a um sindicato filiado à FIEMG tem direito. Os empresários contam também com assessoria econômica, de redução do consumo de energia e de acesso ao mercado internacional.

A área de Desenvolvimento Sindical da FIEMG apoia e estimula os sindicatos a se fortalecerem e se tornarem mais representativos e atrativos. Ações como a qualificação do corpo diretivo, o suporte à legalização sindical e projetos para a ampliação do associativismo são fundamentais para as empresas. Cabe à área de Desenvolvimento Sindical facilitar todo o relacionamento dos filiados com FIEMG, tornando-a mais representativa e respeitada pela sociedade.

Excelentes exemplos da atuação da FIEMG e dos sindicatos empresariais foram as iniciativas tomadas para mitigar os efeitos negativos das da COVID-19. Os setores que estão fazendo história neste momento são aqueles que estão se organizando com base no associativismo. Em ação conjunta, a FIEMG e os sindicatos propuseram ao governo, inúmeras medidas que foram acatadas beneficiando toda a sociedade. Foram contribuições significativas para a MP 936 – que garantiu a manutenção de milhares de empregos – além de propostas para a desburocratização do ambiente de negócios industrial e o suporte tecnológico, fundamentais para atenuar prejuízos.

São vitórias coletivas que beneficiam a sociedade. Iniciativas que tem como base o associativismo: prioridade da FIEMG. As indústrias estão fazendo a diferença para o Brasil e os sindicatos são a principal arma para fazer com que elas se organizem. Mais do que nunca, a união faz a força.

Laila Katina é a assessora da presidência da FIEMG responsável pela área de Desenvolvimento Sindical. Trabalhou por sete anos como gerente comercial de uma indústria de móveis planejados, o que possibilitou uma melhor compreensão das dificuldades presentes no ambiente industrial. É formada em administração de empresas pela faculdade Ibmec e em design de interiores pelo INAP.

Empresário, associe-se para fortalecer sua empresa!

A mensagem da assessora da presidência da FIEMG e responsável pela área de desenvolvimento sindical, Laila Katina, representa e reforça o compromisso com que o SINDVEL e a Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí vem trabalhando há mais de 30 anos, ” o de assegurar que o melhor caminho para o empresário, de qualquer setor, de qualquer porte, é o associativismo, pois através dele o empreendedor encontra força e orientação para desenvolver seu negócio com a segurança jurídica necessária para o sucesso. A troca de experiências, o compartilhamento de informações, a união de forças em prol de um bem comum, coletivo, resulta na tomada de decisões mais assertivas e embasadas, protegendo a empresa diante de um cenário econômico complexo e instável. Procure uma associação de classe, junte-se aos seus pares para que a economia brasileira se fortaleça cada dia mais e sua empresa cresça e permaneça no mercado de forma sustentável, gerando emprego, renda e qualidade de vida. Em Santa Rita do Sapucaí temos entidades fortes e tradicionais como a ACEVALE, a CooperRita, o Sindicato Rural, além do próprio SINDVEL e Associação Industrial, representando e defendendo os direitos dos associados nas instâncias governamentais, jurídicas, tributárias, ampliando a capacidade de negociação e solução de problemas, e atuando com excelência no apoio aos empreendedores. Por isso repito, procure sua entidade de classe e associe-se, os benefícios serão muitos”. Roberto de Souza Pinto, Presidente do SINDVEL e AISRS.