AMICUS Inovações inaugura sede própria em Santa Rita do Sapucaí

A nova sede da empresa fica em um terreno doado pela Prefeitura Municipal

A empresa AMICUS Inovações, empresa criada em 2004, no Vale da Eletrônica, inaugurou nesta quarta-feira, dia 08 de setembro, a sua sede própria, com 910m2 de área construída, em um terreno de 990m2 doado pela Prefeitura Municipal no novo centro empresarial que está se instalando no Bairro Bela Vista.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal Wander Wilson Chaves, do Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, do diretor do Inatel, Carlos Nazareth Mota Marins, convidados e funcionários da empresa.

Juventude empreendedora

Francisco Mechi e Henrique Carneiro vieram para Santa Rita do Sapucaí para fazer Inatel, começaram a desenvolver seus primeiros projetos ainda na escola, tomaram gosto pelo empreendedorismo e abriram sua empresa, a Amicus Inovações, especializada em produtos para PETs, um dos mais promissores mercados no mundo e em franco crescimento. A empresa também está ingressando na área de soluções para casas e pessoas, com a divisão Amicus On Eletrônicos.

“Foram 03 anos na incubadora do Inatel, mais alguns anos em um prédio alugado, depois mais 6 anos no condomínio municipal de empresas, subsidiado pela Prefeitura Municipal”, relatou Francisco Mechi, sócio-fundador da empresa, em seu pronunciamento. “Somos o resultado do poder transformador da união entre escola, indústria e poder público, nos níveis municipal, estadual e federal, um tripé que nos fortaleceu e nos fez chegar até aqui”, relatou. “ Hoje, com 17 anos de história, inauguramos nossa sede própria e já compramos os dois terrenos em frente da empresa para futuras expansões”.

“A história da Amicus é um case de sucesso do Vale da Eletrônica, um exemplo do ciclo virtuoso que acontece aqui em Santa Rita do Sapucaí, proporcionado pela sinergia e ambiência de cooperação do nosso Arranjo Produtivo Local”, comentou Roberto de Souza Pinto, presidente do SINDVEL. “Dois jovens universitários vieram para Santa Rita estudar, criaram seus primeiros projetos dentro da escola, passaram pelo programa de incubação de empresas, tornaram-se empreendedores, foram aprovados no processo seletivo da Prefeitura para ocupar um galpão no condomínio municipal de empresas, onde ficaram por 6 anos, e agora inauguram sua sede própria em terreno cedido pela prefeitura. E o SINDVEL, que sempre acompanhou a trajetória da Amicus, e trabalhou para preparar estes jovens empreendedores para o mercado globalizado, tem a maior satisfação em dizer que eles, hoje, são empresários de competitividade internacional, uma empresa que merece ser reconhecida e homenageada pela administração pública como uma das representantes do sucesso do APL de Eletroeletrônica de Santa Rita do Sapucaí, entre tantos outros casos de sucesso que temos aqui”, disse Roberto. O Presidente do SINDVEL ressaltou ainda a importância do poder público acreditar e investir nos empresários da cidade, destacando também o importante papel da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, que sempre votou a favor dos projetos de incentivo às indústrias do Vale da Eletrônica. Ele finalizou parabenizando o “time Amicus”, a força de trabalho e competências que ajudaram a construir esta empresa de sucesso.

Para o Prefeito Municipal, Prof. Wander Wilson Chaves, a educação empreendedora e a cooperação são fundamentais para que exemplos de sucesso como o da Amicus continuem acontecendo em Santa Rita do Sapucaí. “A educação começa na família, passa pela escola e se desenvolve no ecossistema de fortalecimento e incentivo para que as pessoas se transformem em empreendedores capazes e busquem sempre a cooperação, com humildade, pois todos tem a mesma importância neste processo”. O prefeito finalizou colocando a administração municipal sempre à disposição para colaborar com as iniciativas empreendedoras no município.

Os diretores da empresa homenagearam todos os funcionários através do colaborador mais antigo da empresa, Anderson Alves Guerra, que tem 15 anos de casa.

A programação do evento ainda contou com uma apresentação dos sócios sobre a empresa e seus projetos futuros, e uma palestra do Administrador e Gestor de Recursos Humanos Vanderson Andrade, presidente fundador do Instituto Nacional de PNL – Programação Neurolinguística e autor do livro “ Conexões para o Sucesso – Como ter inteligência emocional, administrar a ansiedade e ter hábitos de poder”.

Fonte: SINDVEL
Data: 10/09/2021