SINDVEL recebe representantes do exército brasileiro – SisDIA busca alternativas para o desenvolvimento da indústria de Defesa Nacional no Vale da Eletrônica

Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica mineiro, recebeu, no dia 05/09, autoridades do exército brasileiro para a apresentação do SisDIA (Sistema de Defesa, Indústria e Academia), liderado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCT).

No encontro foi destacado a importância de futuras parcerias entre as empresas do Vale da Eletrônica e forças armadas, sobretudo abrangendo o modelo Hélice Tripla, no qual tem a finalidade de potencializar os esforços das áreas governamental, produtiva e acadêmica, por meio da inovação tecnológica, visando à busca das capacitações produtivas.

De acordo com o general Rômulo Bini Pereira, o SisDia apresenta uma excelente oportunidade de aproximação do exército brasileiro com as empresas de Santa Rita do Sapucaí. “Devemos promover fomento à indústria nacional, visando o desenvolvimento e a produção de sistemas, produtos, tecnologias e serviços de defesa”. O general afirma ainda que deve-se dotar a Força Terrestre de capacidades operacionais compatíveis com a evolução das estaturas políticas e estratégicas do Brasil. “Por isso, vimos a necessidade de estabelecer parcerias com as empresas do Vale da Eletrônica aplicando tecnologia”, completa.

O resultado deste encontro deixa uma série de oportunidades de produção, desenvolvimento e inovação em: Hardwares, Softwares, Plataformas/App, Mecânicas, Sensores e outros.

Participaram da reunião o Gen. Ex Rômulo Bini Pereira (Coordenador), Cel. EB R1 Roger Antônio Souza Matta (Assistente), Cel. EB R1 Nilo Sérgio de lima Barros e Silva (assistente), Cel. Álvaro Pereira da Silva (Diretor da IMBEL) Cel EB R1 Ronaldo Cesar Brasil de Souza (FPV/IMBEL de Piquete), Cel EB R1 Delcio Monteiro Sapper (Chefe IMBEL de Itajubá), o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, o vice-diretor do Inatel e diretor eleito Carlos Nazareth Motta Marins, Luis Carlos Rodrigues Brito (Tenente Chefe Tiro de Guerra) empresários de Santa Rita do Sapucaí e demais convidados.