Sindvel lança novo conceito para a construção civil

As indústrias do Vale da Eletrônica lançaram hoje (19), na Fiemg, um pacote especial para o setor da construção civil. O conceito é semelhante ao usado pelas montadoras de veículos, o just in time, quando as peças chegam prontas para a instalação, com alto padrão de qualidade e menor custo.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto Souza Pinto, explicou que o “chicote elétrico para residências” reduz em cerca de 30% os custos em relação às instalações convencionais. Trata-se de um kit feito sob medida com tomadas, fios, interruptores e disjuntores prontos para serem instalados nas residências.

“O material sairá das fábricas em caixas padronizadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O kit elétrico é projetado de acordo com as necessidades do cliente”, disse.

O Vale da Eletrônica, no Sul de Minas, reúne 150 indústrias, sendo que 30 delas desenvolvem produtos para a construção civil, além do “chicote elétrico”, cerca elétrica, alarmes, câmeras, portões elétricos, sensores de presença e outros. O Sindvel está também fechando parcerias com transportadoras para garantir maior rapidez na entrega dos produtos no país.

O evento de lançamento do “chicote elétrico” contou com vários empresários, além de representantes do Sebrae Minas, da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab)e do Sinduscon-MG. O presidente da Cohab-MG, Octacílio Machado Júnior, disse que, a partir de 2014, “será obrigatório o uso do ‘chicote elétrico’ em todas as obras da Cohab. Este ano, o sistema já vem sendo utilizado em 7 mil casas em 190 cidades.

www.fiemg.com.br