SINDVEL lança nova vertical do projeto de exportação PS Eletroeletrônicos Brasil

Visando promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva, o Projeto PS Eletroeletrônicos Brasil, coordenado pelo SINDVEL em parceria com a APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, criou um grupo de trabalho para promover uma nova vertical com empresas que disponibilizam produtos para acessibilidade no serviço de radiodifusão de sons e imagens, tais como: closed caption, audiodescrição e linguagem de sinais.  O objetivo do grupo será promover o intercâmbio e a troca de informações e conhecimentos, como também sensibilizar, mobilizar e debater sobre o tema, promovendo os produtos e serviços das empresas brasileiras desta vertical no exterior.

Segundo a gerente do Projeto PS, Daniela Saccardo, “o Brasil estabeleceu que a TV digital deve prever recursos de acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência auditiva e visual possam ter acesso ao conteúdo da televisão aberta. Por este motivo, empresas locais passaram a desenvolver soluções de acessibilidade, que devem ser implantadas pelas emissoras de televisão de forma escalonada em sua grade de programação, como o  closed caption, que deve ser disponibilizado durante 24 horas; a audiodescrição, que deverá estar disponível por até 12 horas e a linguagem de sinais, que ainda está em definição”.

Com a adesão de 16 países ao padrão ISDB-T, adotado no Brasil, há novos e promissores mercados para o setor de acessibilidade para a radiodifusão de sons e imagens. Vale ressaltar que as soluções foram desenvolvidas localmente e são de fácil implementação, não apenas nos países que adotaram o ISDB-T como padrão de TV digital, mas também nos mercados com outros padrões de TV digital.

A divulgação da nova vertical terá início na Feira NAB Show 2017, maior evento especializado de radiodifusão do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, no período de 24 a 27 de abril. O Pavilhão Brasileiro, com a participação de 15 empresas do setor, entre elas várias do Vale da Eletrônica, é organizado pelo SINDVEL.

O Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil é uma parceria do SINDVEL com a Apex-Brasil e apoia a inserção no mercado internacional das empresas brasileiras dos setores de radiodifusão e telecomunicações, por meio da participação em feiras internacionais, rodadas de negócios no Brasil e no exterior, seminários técnicos internacionais e projetos compradores.

Maiores informações com a equipe de exportação do SINDVEL –exportacao@eletroeletronicosbrasil.com.br – ( 35 ) 3471.205507