SINDVEL homenageia destaques da indústria e personalidades importantes para o APL de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí

Instituída pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL para perpetuar a memória de D. Luzia Rennó Moreira, a comenda Sinhá Moreira visa conferir às empresas participantes, pessoa física ou jurídica, o reconhecimento à sua meritória contribuição ao desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica, o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí.

A sessão solene de outorga da Comenda Sinhá Moreira 2018, este ano realizada em parceria com o Banco do Brasil, aconteceu na última quinta-feira, 06 de dezembro, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, e contou com a presença de representantes do banco e Sebrae Minas, autoridades locais, empresários e convidados.

O Superintendente de Minas Gerais do Banco do Brasil, Luiz Cláudio Batista, apresentou um panorama sobre o cenário macroeconômico e político do país, além de perspectivas de crescimento das empresas para a próxima gestão presidencial. Ele foi acompanhado pelo gerente de negócios internacionais do banco, Frederico Alcivar de Freitas Guimarães, que falou sobre as soluções e oportunidades de investimentos em comércio exterior. Estiveram presentes também o Superintendente regional sul de Minas do Banco do Brasil Rodrigo Augusto Fornaciari e membros das agências de Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte e Varginha.

O encontro empresarial com o banco foi encerrado pelo Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, que aproveitou a oportunidade para entregar ao Superintendente de Minas Gerais, Luiz Cláudio Batista, uma proposta de criação do cartão Vale da Eletrônica. Segundo Roberto, “ a proposta de criação do cartão Vale da Eletrônica visa aprofundar ainda mais a parceria entre o APL de Santa Rita do Sapucaí e o Banco do Brasil, pois ela contempla a criação de um produto específico para as indústrias do APL, de apoio e incentivo à importação de matéria-prima, exportação e venda nacional dos produtos aqui desenvolvidos junto aos distribuidores e revendedores”, explica Roberto, “ tudo com taxas subsidiadas”.

Em seguida deu-se início à sessão solene de outorga da comenda Sinhá Moreira 2018. Pelo segundo ano consecutivo a FRACTUM Equipamentos Eletrônicos foi a empresa premiada na categoria Indústria Inovadora com o produto “Sistema de Comunicação Wireless para Armamento Não Letal Incapacitante”, uma solução que registra quem atirou, quando atirou e onde atirou em um armamento não letal. Além desta funcionalidade, também permite bloquear o armamento à distância impossibilitando seu uso por outras pessoas não autorizadas. A tecnologia empregada é 100% nacional e produzida em parceria com a líder global de armamentos não letais.

A empresa com maior crescimento do número de funcionários no período de julho de 2017 a agosto de 2018 foi a Reichle e De Massari Comércio e Indústria Ltda, fabricante de conectores ópticos e metálicos e que no período de 12 meses gerou sessenta postos de trabalho no APL de Santa Rita do Sapucaí.

A personalidade Ilustre homenageada em 2018 foi o Dr. Stefan Bogdan Barenboim Salej, empresário, ex-presidente do SEBRAE Minas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e um dos grandes apoiadores do Vale da Eletrônica. Ao receber a comenda, Salej salientou “que é necessário nos unirmos neste momento de reconstrução do estado de Minas Gerais”. Segundo ele, “é uma honra ser agraciado em um evento tão importante como a Comenda Sinhá Moreira”.

Também concorreram à Comenda Sinhá Moreira, na categoria Indústria Inovadora, e por isso receberam certificados de participação, as empresas Alarmes Santa Rita, com o produto Medida Protetiva – Dispositivo de prevenção à violência contra mulher; Pixel TI, com um projeto de implantação de reconhecimento e comando de voz no Gateway IoT Pixel TI, sistema de comanda de voz associado a tecnologia IoT, possibilitando interação humana com diversos dispositivos; Biquad Tecnologia, com o produto THESLA EX30D – Excitador/transmissor FM, uma solução proposta para garantir uma transmissão segura, livre de interferências e utilizando 100% da banda autorizada para minimizar a redução do espectro de ondas médias resultantes do aumento das frequências em FM disponibilizadas pelo governo; Exsto Tecnologia, com o LiveLab, solução tecnológica pensada para escolas inteligentes que permite ao aluno realizar experiências em equipamentos reais remotamente e, finalmente, a Advance Milre, com um Módulo de Conexão LogHome, uma interface entre fechadura e internet que possibilita ao consumidor abrir/fechar sua fechadura através de um aplicativo que pode ser utilizado em sistemas ANDROID e IOS.

As empresas candidatas à categoria “Indústria Inovadora” em seus processos, produtos ou serviços são submetidas a uma avaliação por uma banca examinadora composta pelos membros do Conselho Permanente da Comenda e especialistas convidados. A decisão final cabe à banca, que identifica e escolhe a indústria que melhor representa a inovação no Vale da Eletrônica no corrente ano.

Presentes também no evento o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, o professor Wander Wilson Chaves; Vagner Mendes Gamarra, presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí, e os vereadores Maria Aparecida de Paula e Luciano Ferraz Jurioli; Stefan Bogdan Baremboim Salej, ex-presidente do Sebrae Minas e da Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais; Luiz Cláudio Batista, superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais; Prof. Dr. José Cláudio Pereira, diretor do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI; Marden Márcio Magalhães, diretor de operações do SEBRAE Minas e Marcelo Augusto Batista Leal, gerente regional Sul do Sesi/Senai.

Da esquerda para a direita, Prefeito de Santa Rita do Sapucaí , Prof. Wander Wilson Chaves, a personalidade Ilustre homenageada, Stefan Bogdan Baremboim Salej e o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto.

O presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto e o Superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Cláudio Batista entregam a Comenda Sinhá Moreira – Categoria Maior Crescimento do Número de Funcionários à Valdene Fonseca, coordenadora de Recursos Humanos da Reichle & DE-MASSARI.

Roberto de Souza Pinto, presidente do SINDVEL e Marden Márcio Magalhães, diretor de operações do SEBRAE MINAS entregam a Comenda Sinhá Moreira – Categoria Indústria Inovadora aos diretores da FRACTUM, Luciano Camilo e André Rasmínio.

Diretor do Sebrae-MG, Marden Márcio Magalhães em seu pronunciamento.

O Superintendente do Banco do Brasil de Minas Gerais, Luiz Cláudio Batista recebe das mãos do presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto a proposta de criação do cartão vale de Eletrônica, que beneficia as indústrias associadas na importação de matéria-prima, exportação e venda nacional dos produtos junto aos distribuidores e revendas.

Stefan Bogdan Baremboim Salej durante seu pronunciamento.

Presidente do SINDVEL – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, Roberto de Souza Pinto, encerrando a sessão solene de outorga da Comenda Sinhá Moreira.

Alarmes Santa Rita Indústria e Comércio LTDA, Biquad Tecnologia Ltda, Exsto Tecnologia Ltda e Advance Milre Indústria e Comércio Ltda recebem o certificado de reconhecimento na categoria indústria inovadora 2018.