Confira a nossa lista de convênios diversos!
Confira a nossa lista de convênios médicos, clínicos e laboratoriais!

Para se tornar um associado ao Sindvel, envie um e-mail para sindvel@sindvel.com.br ou entre em contato pelo telefone (35) 3471-2055.

O Sindvel dispõe de uma plataforma onde os associados podem vender o seu almoxarifado obsoleto. Confira!

Bem-Vindo ao Vale da Eletrônica!

Números

Vale da Eletrônica

Indústrias de base tecnológica
Empregos
Produtos
R$ 3.2
Bilhões de faturamento

SINDVEL apoia parceria entre Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes

O presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, participou ontem, dia 13 de junho, no Teatro do Inatel, da solenidade de assinatura do convênio Criar Pontes, em que Santa Rita do Sapucaí e Tiradentes reconhecem-se como cidades irmãs e passam a desenvolver projetos conjuntos nas áreas de patrimônio histórico, material e imaterial, artesanato, cultura, turismo, gastronomia, tecnologia, inovação e economia criativa, tendo como objetivo promover o desenvolvimento mútuo nos próximos anos em áreas de interesse para as duas cidades, por meio do intercâmbio de informações e de conhecimento.

Segundo o presidente do SINDVEL, “a iniciativa é excelente e pode ser replicada para outras cidades, inclusive o nome do projeto, Criar Pontes, é extremamente oportuno e pode gerar importantes projetos conjuntos para os dois municípios, os prefeitos estão de parabéns e acredito que teremos muitos bons frutos nesta parceria“. ”O SINDVEL e a Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí estão à disposição para aprofundar esta parceria com ênfase nas oportunidades tecnológicas que a indústria do Vale da Eletrônica pode oferecer para Tiradentes e todas as cidades que quiserem construir pontes com o nosso APL de Eletroeletrônicos“, completou Roberto.”

Podemos transformar Tiradentes em uma cidade digital utilizando os produtos desenvolvidos aqui, a cidade é um polo turístico de alta atratividade, pode melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas que frequentam a cidade o ano inteiro, com as soluções tecnológicas aqui desenvolvidas. E, para Santa Rita do Sapucaí, seria um verdadeiro show room de nossos produtos sendo apresentado para o Brasil e o mundo “. Podemos, inclusive, buscar apoio junto à FIEMG, Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais para implantar estes serviços e soluções em Tiradentes”, finalizou.

Governo de Minas visita o Vale da Eletrônica

O SINDVEL recebeu ontem, 05 de junho, a visita do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Victor Lobato Garizo Becho, que veio conhecer o APL de Santa Rita do Sapucaí após assumir a pasta, hoje ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele veio acompanhado pelas representantes da Superintendência de Inovação Social e Tecnologia da Informação e Comunicação e Superintendência de Inovação Tecnológica, Mila Magalhães Ribeiro e Geovana Maria do Carmo Santos, respectivamente.

No SINDVEL a comitiva foi recebida pelo Presidente, Roberto de Souza Pinto, o Vice-presidente César Sodré Alckmin, diretores e equipe técnica. Presentes também a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Dani Xavier, o Coordenador da Pós-graduação da FAI, e ex-diretor da instituição, Prof. José Cláudio Pereira,o Venerável Mestre da Loja Maçônica Caridade Sul Mineira, Gilson Moura Godinho, o Diretor do SENAI Santa Rita, Juarez Leonardo Boari, a Supervisora Técnica do SENAI Rita Carletti e o analista técnico do Sebrae Vale da Eletrônica, Luiz Carlos Caldeira Júnior, responsável por 13 municípios da microregião de Santa Rita do Sapucaí.

Presidente do SINDVEL, diretoria e convidados recebem o Subsecretário de Ciência e Tecnologia Victor Becho.

Victor Lobato Garizo disse ter se surpreendido com o que encontrou em Santa Rita do Sapucaí, segundo ele, “ um parque tecnológico aberto em pleno funcionamento, em total consonância com as diretrizes do Governador Romeu Zema’. “ São projetos desta gestão promover um ambiente de negócios em que o estado ajude, e não atrapalhe, e aqui em Santa Rita encontramos, já em andamento, ações que fazem parte do planejamento do governo como a formação empreendedora desde o ensino fundamental, o fomento às start-ups pela academia, a diversificação de empreendimentos e a capacitação técnica e de gestão, além da transferência de tecnologia da academia para a indústria, com pesquisas de ponta invejáveis”, concluiu Victor Garizo.

Roberto de Souza Pinto apresentou ao Subsecretário a história do Vale da Eletrônica e sua representatividade nos cenários nacional e internacional.

O Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, aproveitou para solicitar ao subsecretário “o compromisso de dar andamento ao processo de reconhecimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí, inclusive com a apresentação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, viabilizando a atração de investimentos nacionais e estrangeiros para o desenvolvimento sustentável do município, com atração de novas empresas e a geração de emprego e renda”. Roberto de Souza Pinto lembrou ainda um pronunciamento do Governador Romeu Zema em que ele afirma que ” não existe desenvolvimento sem ciência e tecnologia” e, portanto, continuou o presidente do SINDVEL, “Santa Rita do Sapucaí está mais do que preparada para simbolizar este modelo de parque tecnológico aberto de sucesso para o estado, para o país e para o mundo”.

Victor Garizo disse que o assunto já está sendo, inclusive, discutido pela nova gestão do estado, que tem como objetivo a implantação do primeiro parque tecnológico aberto do Brasil em Santa Rita do Sapucaí, “ um modelo muito mais bem estruturado que outros modelos de parques que conhecemos”, afirmou. “ Este é um projeto do governo de Minas Gerais e, também, do Ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Victor Becho declarou-se impressionado com todo o desenvolvimento que encontrou no Vale da Eletrônica, segundo ele “ um parque tecnológico aberto em pleno funcionamento”.

O Subsecretário Victor Becho colocou a Secretaria à disposição e prometeu voltar para conhecer o Vale da Eletrônica com mais detalhes.

Presidente do SINDVEL participa do lançamento da Regional Pouso Alegre do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL)

No dia 17 de Maio o Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, representando a FIEMG, participou do encontro de lançamento da Regional Pouso Alegre do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) . O evento aconteceu na Faculdade de Pouso Alegre – Grupo Unis.

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região. A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região, além da instalação do Conselho Empresarial do Chile, que já iniciou as atividades com 40 empresas afiliadas. Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL.

Para a abertura da Regional Pouso Alegre foi convidado o Prof. Carlos Braga, economista e recém-eleito Vice-Presidente do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, que coordenou um debate sobre o cenário econômico em 2019 e fontes de financiamento para o crescimento.