Reunião no BNDES com instituições financeiras internacionais também contou com a presença do SINDVEL

Na quinta-feira, dia 14 de abril, Roberto de Souza Pinto também participou de uma reunião em São Paulo, coordenada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, com diversas instituições financeiras do mundo todo. O objetivo da reunião foi discutir formas de estimular as exportações brasileiras que, neste momento, encontram dificuldade por causa da crise econômica e política.

Todos os representantes das instituições financeiras mundiais presentes à reunião manifestaram-se sobre a dificuldade de conceder crédito às empresas brasileiras neste momento. ” A representante do Estados Unidos, por exemplo”, afirma Roberto de Souza Pinto, “deixou a todos nós , empresários, chocados, ao afirmar que o seu país conhece todo o potencial do Brasil mas que o momento político não permite os bancos deem crédito para as empresas brasileiras”.

“Quando duas empresas de países diferentes, negociam” continua Roberto, ” elas dependem dos bancos, um financia, o outro dá o crédito. No Brasil conseguimos financiamento via Banco do Brasil ou BNDES, mas no exterior não estamos conseguindo carta de crédito dos bancos internacionais, e sem ela não podemos concluir a venda”.