O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) foi criado para coordenar, proteger e representar legalmente as indústrias do setor. A missão do sindicato é defender os interesses de seus associados, estimulando a melhoria contínua e a capacitação humana e tecnológica das empresas. Através de ações integradas, busca qualificar a mão de obra oferecida ao mercado, aprimorar as relações de trabalho e o desenvolvimento social nas empresas. Também realiza constantes atividades para aperfeiçoamento técnico especializado. Respeito e preservação do meio ambiente, saúde ocupacional e métodos de melhoria da produtividade são aspectos amplamente desenvolvidos para garantir a competitividade da região.

Filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o SINDVEL viabiliza o desenvolvimento tecnológico e empresarial com o apoio do IEL, o desenvolvimento profissional através de convênios com o SENAI e o desenvolvimento social mediante parcerias com o SESI, além de canalizar para seus associados outras facilidades oferecidas pelo Sistema FIEMG e SEBRAE.

A atuação em conjunto das empresas, aliada ao relacionamento com estas entidades, tem permitido o treinamento de funcionários e empresários, a participação em feiras nacionais e internacionais e a visita a eventos em diversas partes do mundo, entre outras atividades.

O resultado deste esforço incessante de integração e parcerias trouxe para a cidade programas como o Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônica, o Programa de Apoio à Melhoria da Competitividade com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Governo do Estado, FIEMG e SEBRAE e, por fim, a coordenação nacional do Projeto Setorial Integrado de Eletroeletrônica da Agência Brasileira de Exportações, APEX.

Missões Técnicas e Comerciais, participação em feiras e eventos setoriais são constantemente apoiados pelo SINDVEL, no Brasil e exterior, com o intuito de oferecer ao pequeno e médio empresário acesso ao mercado nacional e internacional altamente especializado como é o de eletroeletrônica.