FIEMG faz doação de respiradores em Santa Rita do Sapucaí

Hospital Antonio Moreira da Costa recebeu 25 respiradores produzidos por meio do Projeto Inspirar, que contou com o suporte da entidade industrial mineira.


O Vale da Eletrônica de Minas Gerais recebeu importante reforço no tratamento de pacientes com casos graves de Covid-19.. O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) , Roberto Souza Pinto, fez a entrega de respiradores hoje dia 28 de agosto, de 25 respiradores pulmonares doados pela entidade industrial mineira ao Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí. Os equipamentos foram produzidos por meio do Projeto Inspirar pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom, que contou com o suporte da FIEMG. read more

Vale da Eletrônica vira alvo de gigantes

Vale da Eletrônica vira alvo de gigantes

Multinacionais apostam no polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí (MG)

Localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, com apenas 40 mil habitantes, é conhecida como o Vale da Eletrônica. O polo tecnológico tem uma concentração de empresas do ramo que supera qualquer outra cidade da América Latina: cinco empreendimentos para cada mil habitantes. No total, são mais de 200 empresas de tecnologia, entre a nova onda das startups e as tradicionais indústrias do município. Juntas elas faturam R$ 3,2 bilhões ao ano, segundo o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica. read more

RWTech, do Vale da Eletrônica, lança aplicativo para controle de ponto em nuvem

RWTech, do Vale da Eletrônica, lança aplicativo para controle de ponto em nuvem

Mais uma indústria do APL de Eletroeletrônicos se destacando no mercado. A RWTech lançou esta semana o EzPoint Mobile, aplicativo para controle de ponto em nuvem, totalmente integrado a um dashboard inteligente, que fornece informações precisas, completas e livres de fraudes. O sistema utiliza, inclusive, o recurso de geolocalização, capaz de operar até mesmo sem o uso de internet, permitindo o registro de ponto de funcionários externos a qualquer hora e em qualquer local.

Assim, o funcionário pode bater o ponto em home Office, situação que tem sido muito comum nas empresas do Vale da Eletrônica, e de todo o Brasil, durante a pandemia da COVID-19. O funcionário executa seu trabalho a distância, evita o contato físico com outras pessoas e com superfícies contaminadas, não tendo necessidade de tocar um relógio de ponto, por exemplo. read more

O Hospital Antônio Moreira da Costa foi escolhido para receber doação de 1,5 milhões de reais em respiradores pulmonares

O Hospital Antônio Moreira da Costa foi escolhido para receber doação de 1,5 milhões de reais em respiradores pulmonares

SINDVEL e FIEMG doam respiradores para o Hospital Antônio Moreira da Costa. 

O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, doou 25 respiradores pulmonares para o Hospital Antônio Moreira da Costa – HAMC, de Santa Rita do Sapucaí. 

O valor dos equipamentos doados é de R$1.500.00,00 (um milhão e quinhentos mil reais). Os respiradores são equipamentos fundamentais para o atendimento a pacientes em estágio avançado de contaminação pela Covid-19, e serão de extrema importância para garantir a qualidade e segurança no tratamento dos munícipes de Santa Rita do Sapucaí e microrregião.  A entrega dos 25 respiradores ao Hospital Antônio Moreira da Costa deve acontecer na primeira semana de setembro. read more

LC Indústria Eletrônica Ltda recebe Certificado Internacional de Qualidade da Mastercard

LC Indústria Eletrônica Ltda recebe Certificado Internacional de Qualidade da Mastercard

Mais uma grande conquista das empresas do Vale da Eletrônica.

O SINDVEL cumprimenta a LC Indústria Eletrônica Ltda pela conquista do Certificado Internacional de Qualidade da Mastercard, que habilita a empresa a produzir smartcards (cartões de crédito bancário). 

A LC Eletrônica agora é a única indústria 100% brasileira, instalada em Minas Gerais, certificada para prestar serviços para a Mastercard no segmento de smartcards. A única instalada no estado fica na região metropolitana de Belo Horizonte, e é de origem coreana. Outras empresas operando no Brasil estão em São Paulo (01), Paraná (01) e Santa Catarina (01).  read more

Reconhecimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí pode sair a qualquer momento

Reconhecimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí pode sair a qualquer momento

O projeto de reconhecimento de Santa Rita do Sapucaí como um Parque Tecnológico Aberto, iniciado em 2015 pelo SINDVEL junto aos órgãos governamentais estaduais e federais continua em tramitação, mesmo durante a pandemia da COVID-19. 

Segundo o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, “em nenhum momento deixamos de acreditar nesta possibilidade, e continuamos trabalhando intensamente, buscando apoio, junto com a FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o SEBRAE, em diversos órgãos do governo estadual e federal. Agora recebemos uma informação de que o reconhecimento será feito ainda em 2020.” read more

Líder mundial em certificações instala unidades no Vale da Eletrônica

Líder mundial em certificações instala unidades no Vale da Eletrônica

O grupo francês Bureau Veritas anunciou a compra, no Brasil, da NCC – Organismo Certificador Designado (OCD) e do laboratório Multiteste, empresas especializadas em ensaios, testes e certificações para equipamentos eletroeletrônicos.


Além disso, o grupo vai transferir a NCC e Multiteste para o Vale da Eletrônica, com previsão de funcionamento a partir do mês de outubro. De imediato serão oferecidos os testes e certificações para equipamentos de telecom, com aprovação ANATEL. E, gradativamente, serão oferecidas também as certificações INMETRO, ANEEL, ANVISA, além de novos investimentos com ampliação constante de laboratórios. read more

COMUNICADO – Coronavírus

Não espere o coronavírus bater na sua porta e sua empresa entrar em quarentena!

Crie um plano interno de comunicação e ações na sua empresa.

Estamos vivendo dias difíceis com todas as informações que chegam em relação ao surto mundial do COVID-19. Como já é sabido por todos, o Brasil também já tem casos confirmados e está tomando as medidas preventivas necessárias para conter a propagação da doença.

Ressaltamos que, neste momento, é muito importante não se deixar levar pelas fake news que abundam nas redes sociais. O Ministério da Saúde lançou uma página especial, em seu site, para tirar todas as dúvidas sobre o vírus, e também foi criado um App oficial para conscientizar a população.

Site: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
App: Coronavírus – SUS

O impacto econômico da pandemia é global, atinge a todos os países e o Brasil também já está sentindo seus reflexos. Diversos países já anunciaram o fechamento de fronteiras, suspensão de vôos nacionais e internacionais, cancelamento de eventos com grande expectativa de público como as maiores feiras de tecnologia do mundo, campeonatos esportivos, corridas automobilísticas e espetáculos musicais.

O SINDVEL novamente alerta para algumas medidas simples, que podem fazer toda a diferença e ajudar a conter a propagação do vírus em nossa comunidade:

a – tomar conhecimento e divulgar internamente nas empresas, para seus colaboradores e familiares, os protocolos de segurança e recomendações do Ministério da Saúde, e da Secretaria Municipal de Saúde, sobre como evitar o contágio e a proliferação do vírus.

b – evitar ao máximo as viagens, recebimento de visitas, realização de cursos, reuniões, palestras etc, atividades que envolvam o contato físico com muitas pessoas. Utilize ao máximo a tecnologia a seu favor, use o home office, trabalhe remotamente, faça reuniões via videoconferência. Seus negócios não podem, e não precisam, parar.

c – agir conscientemente, com a máxima responsabilidade, para evitar a propagação do vírus e sua proliferação. A expectativa do Ministério da Saúde é que o vírus comece a perder força a partir de 4 ( quatro ) meses após o surto, tornando-se um vírus comum, passível de tratamento como tantos outros, e não mais se proliferando. Para isto, basta adotar as medidas simples de higiene e evitar ao máximo o contato físico.

d – ao receber mercadorias ( insumos ou produtos ), correspondências e embalagens em geral, tenha o cuidado de desinfectá-las antes de dar entrada na sua empresa. Depois de abertas, desinfecte também o conteúdo, com cuidado para não danificar o material. As embalagens devem ser descartadas de forma ambientalmente correta.

Compartilhe as informações corretas com seus colaboradores e familiares, fornecedores e parceiros. A informação e a colaboração são o melhor caminho para contermos o vírus.

A partir desta data o SINDVEL está suspendendo todas as reuniões, cursos, palestras etc. Retomaremos nossos encontros assim que a situação se normalizar.

Todos os nossos canais de comunicação ( telefone, email, whatsapp ) estão abertos para o que for necessário.

Estamos juntos nesta campanha!

Roberto de Souza Pinto
Presidente do SINDVEL

Comenda Sinhá Moreira mais uma vez destaca a inovação tecnológica no Vale da Eletrônica

SINDVEL homenageia a inovação, a geração de empregos e uma personalidade ilustre importante para o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí

A sessão solene de outorga da Comenda Sinhá Moreira 2019 foi realizada na última sexta-feira, dia 22 de novembro, no espaço de eventos do Inatel, com a presença de autoridades, empresários associados ao sindicato e seus familiares.