Aviso

OS SERVIÇOS ABAIXO SÃO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DIRECIONADOS AS EMPRESAS ASSOCIADAS AISRS/SINDVEL. CASO QUEIRA CONTRATAR ALGUM DESTES SERVIÇOS, TORNE-SE UM ASSOCIADO. ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Assessorias

Tributária e Trabalhista

Assuntos Legislativos

Comércio Exterior

Economia e Finanças

Meio Ambiente

Internacionalização de Pessoas e Empresas

Exportação

Certificação ISO 9001

Certificação de Origem

Licenciamento Ambiental

Auto de Vistoria Bombeiros – AVCB

Feiras e Missões Empresariais

Projeto Comprador FIEMG

Serviços do Sistema FIEMG e SEBRAE

Acesso aos órgãos governamentais

Projetos de Inovação

Rodadas de Negócios

Relações Trabalhistas

Sustentabilidade

Assuntos Tribuário

Projetos de fomento e inovação

Portal do ‘Vale da Eletrônica’

Banco de Currículo Online

Convenção Coletiva do Trabalho

Convênios Médicos e Odontológicos

Cursos e Palestras

FIEMG COMPETITIVA

Se as indústrias não são iguais, por que as soluções precisam ser? Conheça as soluções customizadas para a sua empresa.

O Programa FIEMG Competitiva disponibiliza a solução adequada ao desafio específico de cada Indústria. Ao mesmo tempo que eleva o patamar competitivo de toda Indústria Mineira. Associe-se ao SINDVEL para ter acesso a todos esses serviços.

Multi

Projetos realizados entre empresas de diferentes sindicatos para atender demandas transversais das indústrias.

Campus

Ambiente virtual de acesso a conteúdos exclusivos, rápidos e práticos acerca de temas relevantes e atuais voltados ao desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades.

Mentoria

Assessoria on-line com especialista para solucionar desafios da sua empresa com aplicação prática e resultados imediatos composta por 16 horas de atendimento individualizado entre empresa associada e especialista.

Desafio

Iniciativas coletivas inovadoras de desenvolvimento de produtos, processos ou aprimoramento tecnológico para aumentar a competitividade da indústria mineira. Esta solução apoia projetos de inovação empresarial para todos os setores industriais por meio dos sindicatos empresariais.

Setorial

Iniciativas coletivas inovadoras de desenvolvimento de produtos, processos ou aprimoramento tecnológico para aumentar a competitividade da indústria mineira. Esta solução apoia projetos de inovação empresarial para todos os setores industriais por meio dos sindicatos empresariais.

ECONOMIA CIRCULAR

Uma indústria complementar a outra. Os resíduos de uma empresa viram insumo na produção de outra empresa. Novas relações de fornecimento, sustentabilidade e competitividade.

Economia Circular cria oportunidades de negócios coletivos dentro dos distritos industriais e em suas Áreas de Influência — regiões próximas ao adensamento de indústrias, onde a FIEMG, em parceria com universidades e associações industriais, identifica oportunidades de recuperação e reúso de recursos entre as empresas e os diversos ciclos existentes na região.

Essa simbiose gera redução de desperdícios e custos operacionais e ganhos econômicos e ambientais, aumentando a competitividade das indústrias e proporcionando um ambiente mais sustentável.

O QUE É?

O modelo econômico atual baseado em extração-manufatura-uso-descarte, em que a matéria-prima após ser beneficiada e consumida é descartada, causando impactos em diversas magnitudes, se mostra insustentável tanto para a economia quanto para o meio ambiente. Diante disso, ainda no século XX, começaram as discussões sobre um modelo que pudesse contrapor o modelo linear, assim surgiu a Economia Circular, resultado da evolução de várias outras escolas como Ecologia Industrial, Engenharia do Ciclo de Vida, Gestão do Ciclo de Vida, Economia de Performance, Cradle to Cradle, entre outas.

A Economia Circular é, então, uma economia restaurativa e regenerativa por princípio, que tem por objetivo manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor. Diante dessa ótica, pode-se achar que a Economia Circular é uma utopia distante da realidade brasileira, no entanto, o Brasil tem sido uma grande vitrine para o mundo em se tratando da aplicação deste modelo. Deve-se isso às condições geográficas do país que permite que em seu território haja vários elos das cadeias produtivas, desde a extração dos recursos naturais até a o consumo, o que facilita muito a criação de sistemas reversos, onde o output do consumo pode ser conduzido à indústria novamente.

Nos últimos tempos vimos cada vez mais a ascendência de iniciativas que se encaixam nos atributos da Economia Circular como Produto como Serviço, Resíduo como Recurso, Uso de Renováveis, dentre outros, gerando resultados econômicos, sociais e ambientais. A FIEMG iniciou os esforços nesse tema em 2009 com o Programa Mineiro de Simbiose Industrial.

Diante da grande necessidade de inovação frente a essa nova realidade, em 2017 a FIEMG lançou o Programa de Economia Circular em Distritos Indústrias, uma evolução do Programa Mineiro de Simbiose Industrial.

Dada a potencialidade de aplicação do conceito de Economia Circular no estado, a FIEMG, em 2020, lança a Rede de Economia Circular da Indústria de Minas Gerais, que visa estabelecer uma Rede de Indústrias dedicadas à Economia Circular em cada regional do Sistema FIEMG, promovendo ações de prevenção da poluição e ao uso sustentável dos recursos naturais.

ACESSO AO SEBRAETEC, PROJETOS E CONSULTORIAS ESPECIAIS

O QUE É?

O Sebraetec é um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para sua empresa. O Sebraetec conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro.

Os serviços oferecidos no Sebraetec promovem a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Com essa proposta, o Sebraetec busca fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios brasileiros, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que elas possam superar limitações e barreiras tecnológicas e estar incluídas em processos de inovação e tecnologia.

Dentre os serviços contemplados, o Sebraetec disponibiliza: consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade (certificação) e prototipagem.

BENEFÍCIOS

. Conexão com a rede de prestadores de serviços tecnológicos especialistas nas necessidades dos pequenos negócios;

. Acompanhamento do Sebrae para assegurar os melhores resultados para sua empresa;

. Atendimento aos pequenos negócios de todos os setores (indústria, agronegócio, comércio e serviços);

. Melhor relação custo-benefício dos investimentos em inovação e tecnologia. Os preços dos serviços do Sebraetec contam com subsídio de até 70% pago pelo Sebrae;