Ministro anuncia R$ 1,2 bilhão para micro e pequenas empresas inovadoras

O ministro Marco Antônio Ralph (Ciência, Tecnologia e Inovação) disse nesta segunda-feira (15) que a pasta terá uma verba de R$ 1,2 bilhões para subvenção de pequenas e médias empresas com foco em inovação.
Segundo o ministro, os recursos virão do FNDCT (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia), principal fundo de apoio a pesquisa e desenvolvimento brasileiro, e não serão contingenciados do orçamento do Ministério.

O anúncio ocorreu durante a cerimônia de abertura da ExpoCietec, evento da Fecomercio-SP que acontece hoje e amanhã na capital paulista. Durante a feira, empreendedores, investidores e incubadoras terão a chance de se conhecer e fechar negócios.

“A boa notícia que quero dar é que estamos retomando esses editais para subvenção até 2014”, disse Ralph. Ele disse que houve um período de “vacas magras do ponto de vista orçamentário” que foi prejudicial para as menores empresas mesmo com maior oferta de crédito dos últimos anos.

INOVAÇÃO

O ministro destacou a mudança do nome do ministério, que adicionou o termo “Inovação” durante a gestão de seu antecessor, o atual ministro da educação Aloísio Mercadante.

“Estamos conseguindo apoios como nunca antes. Tivemos do nosso lado, na hora de discutir o orçamento do ministério, federações como a CNI [Confederação Nacional da Indústria] e a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo] defendendo nossas teses”, disse Ralph.

Ele citou projetos estruturantes em planejamento, como um reator nuclear que deve ser instalado em Iperó, interior de São Paulo, para realização de pesquisas e desenvolvimentos de produtos fármacos.