História de Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é um município da Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, no Brasil. Sua população é de 40.784 habitantes. É conhecida como “O Vale da Eletrônica”, devido aos centros educacionais e empresas dessa área situados na cidade.

As referências na área de educação são: a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, o Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL e a FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada na cidade.

A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. A padroeira, Santa Rita de Cássia, santa italiana nascida no século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense. O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio.

Economia
Sua economia está calcada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais.

Café, leite, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda sementes de milho, arroz, café e outros.

Várias indústrias estão instaladas na cidade (mais de 153 empresas). Acompanhando os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.

Feiras Tecnológicas
A Feira Industrial do Vale da Eletrônica (FIVEL) foi criada com o objetivo estratégico de incrementar o faturamento anual do APL de Santa Rita do Sapucaí através de negócios internacionais e nacionais e lançamento de produtos. Sua última edição, em 2019, gerou 1 milhão de reais em negócios.

A Feira de Tecnologia do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAITEC) é um evento anual promovido pela FAI, com o objetivo de apresentar à comunidade o potencial criativo de seu corpo discente, visando despertar o interesse dos visitantes e viabilizar oportunidades de geração de novos negócios, empregos e estágios. Além disso, a Feira busca atrair financiamentos para projetos que promovam o atendimento das necessidades locais, regionais e nacionais e o crescimento profissional dos alunos.

A Feira Tecnológica do Instituto Nacional de Telecomunicações (FETIN), é um eficaz instrumento de sensibilização para o empreendedorismo, pois permite aos participantes oportunidades para desenvolver, projetar e expor suas ideias, projetos, produtos e serviços, sendo uma excelente oportunidade para a revelação de novos empresários. São apresentados trabalhos técnico-científicos nas áreas de gestão, tecnologia da informação e educação, divulgando novas ideias e experiências nessas áreas. O intercâmbio com outras instituições de ensino também é considerado um importante objetivo da feira.

A Feira de Projetos da Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” (PROJETE) foi criada com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a criação de novas empresas. É realizada anualmente pelo Centro de Desenvolvimento (CEDEN). A ETE busca empreender a melhor forma de integração escola-empresa, num esforço educativo de contextualização da educação profissional e de seus alunos como bons cidadãos.

Localização
A cidade está localizada  muito próxima de capitais importantes como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6 e 32 graus centígrados.

Atualmente, é comarca intermediária e dista, em linha reta, 316 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte. Situa-se em uma região onde se alternam montanhas e vales que formam a Bacia do Rio Sapucaí.

A principal rodovia que corta o município é a BR-459, ligando Paraty a Poços de Caldas.

Perfil
Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica e telecomunicações, pois tem um Arranjo Produtivo Local (APL) dessas indústrias. Depois do seu grande desenvolvimento, ficou conhecida como o “Vale do Silício” brasileiro.

A semente do Vale da Eletrônica foi plantada pela benemérita “Sinhá Moreira”, que fundou a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. Logo depois, foi criado o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e, alguns anos depois, o Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI). Essas três escolas formam a mão de obra do Vale.

Assim, a ideia de Dona Sinhá Moreira expandiu-se e foi incorporada pelas administrações públicas, passando a contar com a força de outros nomes expressivos no panorama econômico e político brasileiro, o que a conduziu para a formação do chamado “Vale da Eletrônica”.

Desde então, a cidade tomou novos rumos na área tecnológica, criando ambiente para que os alunos ali formados permanecessem com suas ideias e projetos e gerassem novas indústrias, que passaram a dar o tom do desenvolvimento à cidade e possibilitaram que seus jovens ali se empregassem e desenvolvessem suas carreiras profissionais. Hoje, a oferta de empregos é grande e a renda per capita anual pode ser comparada a de importantes cidades como Sorocaba, Uberlândia e Piracicaba.

Os termos e condições do cassino online em que você joga lhe dirão quanto você precisa apostar para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Os requisitos de aposta são expressos como um múltiplo do valor de seu bônus. Por exemplo, é geralmente aceito que você precisa apostar 10-20 vezes o valor dacaça niquel dinheiro real oferecido a fim de retirá-lo, o que pode dificultar a recuperação do dinheiro. Este múltiplo pode, às vezes, chegar a 60 vezes. Além disso, muitos jogos são excluídos. Você precisa prestar atenção ao que o bônus realmente lhe oferece, e decidir se vale realmente a pena para você recebê-lo. A idéia é que você nunca deve recusar um bônus gratuito, mesmo que as condições não sejam favoráveis para você. Observe que nenhuma oferta de bônus de depósito pode ter vários nomes, tais como “sem bônus de depósito”, “sem bônus de depósito, sem download”, “sem bônus de depósito depósito depósito/resgate de cassino”, etc. Lembre-se de que com um bônus você pode fazer uma boa aposta e, esperançosamente, acertar o jackpot sem arriscar seu dinheiro.