Governo de Minas visita o Vale da Eletrônica

O SINDVEL recebeu ontem, 05 de junho, a visita do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Victor Lobato Garizo Becho, que veio conhecer o APL de Santa Rita do Sapucaí após assumir a pasta, hoje ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele veio acompanhado pelas representantes da Superintendência de Inovação Social e Tecnologia da Informação e Comunicação e Superintendência de Inovação Tecnológica, Mila Magalhães Ribeiro e Geovana Maria do Carmo Santos, respectivamente.

No SINDVEL a comitiva foi recebida pelo Presidente, Roberto de Souza Pinto, o Vice-presidente César Sodré Alckmin, diretores e equipe técnica. Presentes também a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Dani Xavier, o Coordenador da Pós-graduação da FAI, e ex-diretor da instituição, Prof. José Cláudio Pereira,o Venerável Mestre da Loja Maçônica Caridade Sul Mineira, Gilson Moura Godinho, o Diretor do SENAI Santa Rita, Juarez Leonardo Boari, a Supervisora Técnica do SENAI Rita Carletti e o analista técnico do Sebrae Vale da Eletrônica, Luiz Carlos Caldeira Júnior, responsável por 13 municípios da microregião de Santa Rita do Sapucaí.

Presidente do SINDVEL, diretoria e convidados recebem o Subsecretário de Ciência e Tecnologia Victor Becho.

Victor Lobato Garizo disse ter se surpreendido com o que encontrou em Santa Rita do Sapucaí, segundo ele, “ um parque tecnológico aberto em pleno funcionamento, em total consonância com as diretrizes do Governador Romeu Zema’. “ São projetos desta gestão promover um ambiente de negócios em que o estado ajude, e não atrapalhe, e aqui em Santa Rita encontramos, já em andamento, ações que fazem parte do planejamento do governo como a formação empreendedora desde o ensino fundamental, o fomento às start-ups pela academia, a diversificação de empreendimentos e a capacitação técnica e de gestão, além da transferência de tecnologia da academia para a indústria, com pesquisas de ponta invejáveis”, concluiu Victor Garizo.

Roberto de Souza Pinto apresentou ao Subsecretário a história do Vale da Eletrônica e sua representatividade nos cenários nacional e internacional.

O Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, aproveitou para solicitar ao subsecretário “o compromisso de dar andamento ao processo de reconhecimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí, inclusive com a apresentação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, viabilizando a atração de investimentos nacionais e estrangeiros para o desenvolvimento sustentável do município, com atração de novas empresas e a geração de emprego e renda”. Roberto de Souza Pinto lembrou ainda um pronunciamento do Governador Romeu Zema em que ele afirma que ” não existe desenvolvimento sem ciência e tecnologia” e, portanto, continuou o presidente do SINDVEL, “Santa Rita do Sapucaí está mais do que preparada para simbolizar este modelo de parque tecnológico aberto de sucesso para o estado, para o país e para o mundo”.

Victor Garizo disse que o assunto já está sendo, inclusive, discutido pela nova gestão do estado, que tem como objetivo a implantação do primeiro parque tecnológico aberto do Brasil em Santa Rita do Sapucaí, “ um modelo muito mais bem estruturado que outros modelos de parques que conhecemos”, afirmou. “ Este é um projeto do governo de Minas Gerais e, também, do Ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Victor Becho declarou-se impressionado com todo o desenvolvimento que encontrou no Vale da Eletrônica, segundo ele “ um parque tecnológico aberto em pleno funcionamento”.

O Subsecretário Victor Becho colocou a Secretaria à disposição e prometeu voltar para conhecer o Vale da Eletrônica com mais detalhes.