Design como diferencial na telefonia

Empresas dos mais diferentes segmentos estão apostando no design como forma de satisfazer as exigências do consumidor. A Leucotron, empresa que desenvolve soluções integradas de telecomunicações, atenta a essa tendência, está investindo na concepção de soluções produtivas e eficientes como a nova linha de terminais Orbit.

Há uma tendência internacional no segmento de tecnologia da informação e comunicação de adaptar as inovações em termos de design às necessidades funcionais dos usuários.  Nesse sentido, as empresas têm buscado trabalhar com conceitos de ergonomia e com materiais contemporâneos, sempre buscando a facilidade de uso dos equipamentos no que se refere ao acesso às funcionalidades dos produtos.

Outro ponto relevante a se considerar é que a diferença tecnológica entre produtos tende a ser cada vez menos significativa. Ainda que a corrida pela inovação seja uma realidade, caminhamos para um cenário em que produtos têm, cada vez mais, preços, desempenhos, tecnologia e características similares. Assim, em um cenário extremamente competitivo, o design tem sido visto por muitas empresas nacionais como ponto de diferenciação.

Atenta a essa realidade, a Leucotron, empresa brasileira que desenvolve soluções integradas de telecomunicações para corporações, além do seu trabalho incessante pela inovação de seus produtosem termos de tecnologia em telecomunicação, está também investindo na tendência de envolver design aos itens que desenvolve.A começar peloOrbit,a nova família de terminais telefônicos que a empresa está  lançando no mercado.Integrado aos equipamentos de PABX Leucotron, oOrbitoferece aos usuários de corporações, dos mais diversos segmentos, praticidade,ergonomia, equilíbrio e resistência,aliadosa um design inovador.

Os aparelhos da linha Orbit foramidealizados dentro dasatuais tendências de concepção de produto, pensando primeiro no design e caminhando para o objeto, e não do objeto para o design. É um produto que foi concebido tendo em mente a funcionalidade, atrelada à qualidade. Os responsáveis pelo projeto Orbit garantem que buscaram bem mais do que a criação de um objeto irreverente, com uma forma e um estilo arrojado.

Para a gerente de Marketing da Leucotron, Nerita Oeiras: “Em um mercado em expansão, como é o caso do  brasileiro, o público tem um poder aquisitivo maior, e,  portanto, é muito mais exigente. O design, cada vez mais, é o que diferencia um produto do outro. É o que faz, na atualidade, com que um produto conquiste a aceitação do consumidor, aceitação esta que passa não somentepor critérios estéticos, mas também funcionais. Acreditamos que essa é uma tendência irreversível. Entretanto, o design deve fazer sentido, deve ser concebido a favor do projeto, a favor do consumidor”.

Além disso, no que se refere à importância do design na concepção de seus produtos, a empresa acredita que seus terminais estão incorporados a ambientes versáteis.  “Temos entre nossos clientes hotéis, clínicas, instituições públicas e escritórios de alto padrão, todos pedem equipamentos de telefonia integrados à estética da ambiência em que estão instalados”, completa a executiva.

Em fevereiro de 2013, a Leucotron lança Orbit.go, o primeiro aparelho da linha Orbit a chegar ao mercado. Dedicado a um público exclusivo e diferenciado, o terminal foi totalmente desenvolvido no Brasil. Ainda para este semestre, a empresa prevê o lançamento de uma versão mais simplificada, visando atender, além de ambientes empresariais, espaços residenciais.