COMUNICADO – Coronavírus

Não espere o coronavírus bater na sua porta e sua empresa entrar em quarentena!
Crie um plano interno de comunicação e ações na sua empresa.
Estamos vivendo dias difíceis com todas as informações que chegam em relação ao surto mundial do COVID-19. Como já é sabido por todos, o Brasil também já tem casos confirmados e está tomando as medidas preventivas necessárias para conter a propagação da doença.
Ressaltamos que, neste momento, é muito importante não se deixar levar pelas fake news que abundam nas redes sociais. O Ministério da Saúde lançou uma página especial, em seu site, para tirar todas as dúvidas sobre o vírus, e também foi criado um App oficial para conscientizar a população.
App: Coronavírus – SUS
O impacto econômico da pandemia é global, atinge a todos os países e o Brasil também já está sentindo seus reflexos. Diversos países já anunciaram o fechamento de fronteiras, suspensão de vôos nacionais e internacionais, cancelamento de eventos com grande expectativa de público como as maiores feiras de tecnologia do mundo, campeonatos esportivos, corridas automobilísticas e espetáculos musicais.
O SINDVEL novamente alerta para algumas medidas simples, que podem fazer toda a diferença e ajudar a conter a propagação do vírus em nossa comunidade:
a – tomar conhecimento e divulgar internamente nas empresas, para seus colaboradores e familiares, os protocolos de segurança e recomendações do Ministério da Saúde, e da Secretaria Municipal de Saúde, sobre como evitar o contágio e a proliferação do vírus.
b – evitar ao máximo as viagens, recebimento de visitas, realização de cursos, reuniões, palestras etc, atividades que envolvam o contato físico com muitas pessoas. Utilize ao máximo a tecnologia a seu favor, use o home office, trabalhe remotamente, faça reuniões via videoconferência. Seus negócios não podem, e não precisam, parar.
c – agir conscientemente, com a máxima responsabilidade, para evitar a propagação do vírus e sua proliferação. A expectativa do Ministério da Saúde é que o vírus comece a perder força a partir de 4 ( quatro ) meses após o surto, tornando-se um vírus comum, passível de tratamento como tantos outros, e não mais se proliferando. Para isto, basta adotar as medidas simples de higiene e evitar ao máximo o contato físico.
d – ao receber mercadorias ( insumos ou produtos ), correspondências e embalagens em geral, tenha o cuidado de desinfectá-las antes de dar entrada na sua empresa. Depois de abertas, desinfecte também o conteúdo, com cuidado para não danificar o material. As embalagens devem ser descartadas de forma ambientalmente correta.
Compartilhe as informações corretas com seus colaboradores e familiares, fornecedores e parceiros. A informação e a colaboração são o melhor caminho para contermos o vírus.
A partir desta data o SINDVEL está suspendendo todas as reuniões, cursos, palestras etc. Retomaremos nossos encontros assim que a situação se normalizar.
Todos os nossos canais de comunicação ( telefone, email, whatsapp ) estão abertos para o que for necessário.
Estamos juntos nesta campanha!
Roberto de Souza Pinto
Presidente do SINDVEL