Comtac lança P&B Holding e anuncia duas novas fábricas com investimentos da ordem de R$ 10 milhões

Fabricante nacional de acessórios tecnológicos cria grupo multinacional, abre dois escritórios na China
e anuncia expansão de suas linhas de produção no Brasil com a criação de duas unidades fabris, uma em Santa Rita do Sapucaí e outra Ilhéus.

A Comtac (www.comtac.com.br) – fabricante nacional de acessórios tecnológicos, fundada em 1998, no Vale da Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí – MG) – acaba de anunciar a criação da P&B Holding (www.pebholding.com), um grupo multinacional composto por quatro companhias, que reúne operações em Santa Rita do Sapucaí (MG), Ilhéus (BA), Hong Kong e Shenzhen – ambas na China.

De acordo com Yves Bolkaerts, presidente da P&B Holding e fundador da Comtac, ainda em 2012, o grupo investirá cerca de R$ 10 milhões no Brasil, valor que será destinado à construção de duas unidades fabris: uma em Santa Rita do Sapucaí e outra em Ilhéus. “Temos excelentes expectativas com as novas operações. Em 2011, mais de 15 milhões de computadores foram comercializados no Brasil, incluindo laptops e desktops, e o mercado de acessórios continuará, certamente, em crescimento”, completa.

Bolkaerts conta que as novas fábricas reunirão cinco linhas de produção com capacidade para produzir inicialmente 100 mil peças ao mês, entre fontes para computadores, placas, modems, cartões de memória e diversos outros diversos produtos voltados ao mercado de TI e à conexão por banda larga. Nossas estruturas irão comportar desde a montagem de componentes (SMD) até as etapas de testes, qualidade, embalagem e distribuição dos produtos.

200 novos empregos diretos

De acordo com Sonia Lúcia de Souza Silva, diretora executiva da P&B Holding, a inauguração das novas fábricas permitirá que o grupo amplie o portfólio de produtos em 10%, de maneira imediata. Além disso, a meta do grupo é triplicar a capacidade produtiva em cerca de dois anos. Para tanto, até 2014, a companhia criará mais 200 postos de trabalho, divididos entre as novas plantas.

Além de produtos próprios, fabricados sob a marca Comtac – como já acontece atualmente –, a executiva explica que as novas plantas foram planejadas para comportar, também, demandas originadas a partir de contratos em regime de OEM (Original Equipment Manufacturer). “Nossa meta é utilizar a máxima capacidade produtiva das plantas para ampliar nossa atuação no mercado.”

Atualmente, a fábrica da Comtac – também localizada em Santa Rita do Sapucaí –, conta com 50 funcionários dedicados à produção de 150 itens, em uma área de 1.200 m². Com a nova planta, a companhia terá mais de 3.500 m² para abrigar as novas linhas de produção e contratar, em princípio, mais 50 profissionais, ainda em 2012, e outros 50, em 2013.

Com relação à planta de Ilhéus, Sonia conta que a equipe básica da nova operação já está contratada, mas a companhia abrirá um processo de seleção para recrutar mais 100 colaboradores, assim que o Processo Produtivo Básico (PPB) – que já tramita no Governo Federal – estiver liberado.

Crescimento acelerado e grandes metas

Para 2012, a estimativa é que a P&B Holding alcance um crescimento da ordem de 30% – resultado 10% superior ao registrado durante o período anterior. “Para 2013 e 2014, nossas expectativas de crescimento são de 40% e 50%, respectivamente”, revela.

De acordo com Sonia, os escritórios de Hong Kong e Shenzhen foram estabelecidos para completar o modelo virtuoso originado pela Comtac, pois as operações são dedicadas à captação de negócios e parcerias que podem, inclusive, trazer algumas linhas de produção ao Brasil. “Pretendemos ir além da fabricação de produtos dirigidos ao mercado de TI e, muito em breve, iniciaremos operações ligadas ao crescente setor de energia”, antecipa.

Fundada em 1998, a Comtac (www.comtac.com.br) está sediada no Vale da Eletrônica, na cidade de Santa Roita do Sapucaí, em Minas Gerais. Com um portfólio que reúne cerca de 150 produtos, a companhia conta com linhas de produção baseadas em processos de SKD e CKD.

Diante do acelerado crescimento das relações comerciais entre Brasil e China, a Comtac deu origem à criação P&B Holding (www.pebholding.com), um grupo multinacional composto por operações de funções em Santa Rita do Sapucaí (MG), Ilhéus (BA), Hong Kong e Shenzhen, que formam um arranjo produtivo sólido, competitivo e eficiente para suprir as atuais demandas do mercado brasileiro.