Comenda Sinhá Moreira mais uma vez destaca a inovação tecnológica no Vale da Eletrônica

SINDVEL homenageia a inovação, a geração de empregos e uma personalidade ilustre importante para o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí

A sessão solene de outorga da Comenda Sinhá Moreira 2019 foi realizada na última sexta-feira, dia 22 de novembro, no espaço de eventos do Inatel, com a presença de autoridades, empresários associados ao sindicato e seus familiares.

A Comenda Sinhá Moreira foi criada pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL em 2011, com o objetivo de perpetuar a memória de Sinhá Moreira, precursora do Vale da Eletrônica. A Comenda é uma homenagem a pessoas, entidades e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do APL de Eletroeletrônicos. 

A empresa premiada na categoria Indústria Inovadora foi a Exsto Tecnologia, empresa fundada há 18 anos e que se dedica, hoje, a participar ativamente da educação profissional do país, desenvolvendo soluções didáticas para o ensino profissional tecnológico. O foco principal é auxiliar as instituições de ensino na formação dos profissionais do futuro e o projeto ganhador da Comenda Sinhá Moreira 2019 foi o “ Planta didática de indústria 4.0, com as tecnologias inovadoras da indústria 4.0, trabalhando de forma integrada: realidade aumentada e virtual, gêmeo digital, internet das coisas, cybersegurança e manufatura aditiva”.

Ao centro o empresário José Domingos Adriano, diretor da Exsto, que recebeu a Comenda Sinhá Moreira das mãos do Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, e do Secretário de Estado de Governo, Deputado Olavo Bilac Pinto Neto.

O empresário José Domingos Adriano, um dos sócios da empresa, disse que a “Comenda Sinhá Moreira é um grato reconhecimento do trabalho em equipe para trazer inovação para nosso negócio e, consequentemente, para o Vale da Eletrônica. É uma honra receber uma premiação que leva o nome de D. Sinhá, uma mulher que praticou a inovação em sua essência, isto é, entendeu que o que nos trouxe até aqui não vai nos levar ao futuro. E com suas iniciativas rompeu com a tradição econômica da região, apostando em tecnologias disruptivas para a época e em mercados que sequer existiam ainda. Esse exemplo de quem age hoje, olhando para o futuro e não para o passado, deve sempre nos inspirar a ter ousadia e coragem de trabalhar para tornar nossos negócios obsoletos, antes que alguém o faça antes de nós. Então, mais que o fato de ser premiado, acho importante que muitas empresas participem da Comenda para celebrarmos esse legado de inovação de D. Sinhá”, encerrou Domingos.

Na categoria Indústria Inovadora receberam também certificados de reconhecimento as empresas Pixel TI, Hitachi Kokusai Linear, Think Technology, Qualitronix e Biquad. Nesta categoria o SINDVEL reconhece a inovação das empresas que também concorreram à Comenda, todas com grande mérito.

O diretor da Biquad, Carlos André Salvador, recebe o certificado de Indústria Inovadora entregue pelo Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto e pelo Deputado Estadual, Dalmo Ribeiro.

A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Dani Xavier, e o presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, entregam o certificado de Indústria Inovadora ao diretor da Hitachi Kokusai Linear, Masao Ichikawa.

A Pixel TI, representada por seu diretor, Cláudio Ribeiro, também recebeu o certificado de Indústria Inovadora, entregue pelo Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto e pelo diretor da FAI, Prof. Dr. Alexandre Franco de Magalhães.

O coordenador de TI da Think Technology, Murilo Brito Chaves, recebeu o certificado de Indústria Inovadora das mãos do presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto e do gerente do Sebrae Minas Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira.

O presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, e o Venerável da Loja Maçônica Caridade Sul Mineira, Gilson Moura Godinho, entregaram o certificado de Indústria Inovadora à gerente geral da Qualitronix, Anicheler Ribeiro Simões Santos.

Empresa que mais gerou empregos foi a Qualitronix

A empresa com o maior crescimento do número de funcionários foi a Qualitronix Tecnologia Ltda que, no período de 12 meses, gerou 121 postos de trabalho para o APL de Santa Rita do Sapucaí. A empresa, fundada em 1998, que trabalha com produtos de valor agregado economicamente sustentáveis e com preocupação social, é focada em produtos para os mercados de materiais de construção e elétricos.

O presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Flávio Roscoe, entregam a Comenda Sinhá Moreira à Anicheler Ribeiro Simões Santos, gerente geral da Qualitronix, empresa com o maior crescimento do número de funcionários no Vale da Eletrônica.

Presidente da FIEMG é homenageado como Personalidade Ilustre de 2019

Presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, recebeu a Comenda de Personalidade Ilustre das mãos do Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto e do Diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Prof. Carlos Nazareth Mota Marins.

Na categoria Personalidade Ilustre o homenageado foi o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, empresário Flávio Roscoe Nogueira. Industrial, atua há 29 anos no setor têxtil, sendo sócio diretor de várias empresas. Além de Presidente do Sistema FIEMG também é Presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas do Estado de Minas Gerais – SINDIMALHAS, da Cooperativa de Crédito da FIEMG, CREDIFIEMG/SICOOB e da Junior Achievement Minas Gerais. É conselheiro titular do COIND – Conselho de Indução ao Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, membro do Conselho de Administração da Associação brasileira Têxtil e de Confecção – ABIT e Eisenhower Fellow.

Orador oficial da solenidade, em nome de todos os agraciados, Flávio Roscoe destacou a importância da participação ativa do empresariado mineiro nas decisões a serem tomadas pelo governo estadual e federal, pois o momento é de muitas mudanças e precisamos não só acompanhar como também participar deste processo, disse. “ Quanto tempo cada um de vocês está dedicando a estas mudanças? A estas transformações?”

Em seu pronunciamento, o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Presidente da Frente Parlamentar da Indústria e do Comércio na Assembléia Legislativa de Minas Gerais falou sobre a Comenda: “ a criação da “Comenda Sinhá Moreira” pelo SINDVEL – que se tornou uma das maiores premiações do setor industrial de Minas Gerais – revela a sensibilidade e o respeito que todo o povo de Santa Rita do Sapucaí tem pelo legado de D. Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira. Hoje, Santa Rita do Sapucaí conta com um parque industrial amplamente vocacionado para a eletroeletrônica, mundialmente reconhecido para o orgulho de todos os mineiros e mineiras, cujo sucesso deve-se à perseverança dessa extraordinária mulher. São centenas de empresas que desenvolvem tecnologia e produtos de ponta para o mercado nacional e internacional.

Todas essas empresas, sem sombra de dúvidas, resultam do ideal empreendedor de Sinhá Moreira, o qual é seguido pelos diversos segmentos empresariais, que – a exemplo da iniciativa do SINDVEL, tão bem conduzido por seu dedicado presidente, Roberto de Souza Pinto – cultivam e perpetuam os frutos por ela deixados. Eu gostaria de encorajar os empresários a se inscreverem aos títulos de empresa inovadora e de maior geradora de empregos, para que tenham a chance de concorrer e receber essa honrosa homenagem. Que todos nós possamos seguir o exemplo de Sinhá Moreira, cujos gestos e iniciativas criaram a base de uma nova ordem social, que, gradativamente, se instalou em Santa Rita da Sapucaí e provocou profundas transformações na cultura local, convertendo a sua terra natal em festejado centro de excelência em Eletrônica e Tecnologia da Informação – um dos maiores do Brasil”.

Ao encerrar a solenidade, o Secretário de Estado de Governo, Deputado Olavo Bilac Pinto Neto, sobrinho – neto de Sinhá Moreira, falou sobre sua alegria em poder mais uma vez compartilhar deste momento junto ao SINDVEL e aos empresários de Santa Rita do Sapucaí, ressaltando que o governo mineiro está se dedicando a reorganizar a economia do estado e promover o desenvolvimento das indústrias mineiras.

Todos os empresários, familiares e convidados presentes reuniram-se para uma foto comemorativa. Em 2020 o SINDVEL completará 30 anos e esta foto será um marco do início das comemorações.

Presidente do SINDVEL destaca as realizações de 2019 e a importância da Comenda Sinhá Moreira para as indústrias

Ao fazer a abertura oficial do evento, o Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, lembrou que a Comenda foi criada em 2011 para perpetuar a memória e o legado de Dona Sinhá Moreira, que investiu na educação para transformar a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí em um pólo de excelência em tecnologia, hoje reconhecido mundialmente.

Roberto também destacou a importância da homenagem feita às indústrias inovadoras e à que mais gerou postos de trabalho no município, resultado de muito esforço e investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação para colocar no mercado produtos de alta tecnologia e proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias santa-ritenses.

Sobre o homenageado ilustre da noite, o presidente da FIEMG,  Flávio Roscoe Nogueira, Roberto de Souza Pinto fez questão de destacar a atuação do jovem empresário Flávio, “que tem sido importante ponto de apoio para amenizar os impactos que todas as reformas que o Brasil precisa enfrentar causarão nas empresas, nas famílias, na sociedade como um todo”. “Flávio Roscoe tem sido constante interlocutor junto ao governo do estado, ao governo federal e aos órgãos competentes, buscando soluções, com sua equipe técnica, para amenizar os impactos que estas reformas fatalmente trarão para a população mineira, e brasileira”, continua Roberto. “São reformas importantes e necessárias, causarão muitas mudanças a curto, médio e longo prazo, e precisamos nos preparar para isto”, finaliza.

Roberto de Souza Pinto lembrou que o evento também é um momento de celebração e confraternização entre os empresários associados ao sindicato, destacando, entre as mais de 680 ações realizadas no ano, locais, nacionais e internacionais, a realização da FIVEL – Feira Industrial do Vale da Eletrônica, a participação na EXPOSEC, maior evento de segurança eletrônica do Brasil, o apoio e presença na programação do Cidade Criativa Cidade Feliz, a missão Inforuso SUCESU, a aproximação com a Câmara de Comércio da Coréia, a assinatura de convênio como correspondente local do SICOOB CREDIFIEMG, encontros com o Vice-presidente da República, General Mourão e com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes, recepção ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a medalha do Exército Brasileiro recebida pelo presidente do SINDVEL , a premiação de segundo lugar em melhores práticas sindicais concedida pela FIESP e o apoio para a recuperação financeira das empresas afetadas pela chuva de granizo do dia 24 de outubro.

Na área internacional, Roberto pontuou que o SINDVEL, através do projeto setorial eletroeletrônico PS Brasil, foi responsável por 100% das exportações do setor de radiodifusão nacional, enviando equipamentos para mais de 20 países e apoiando, em 14 anos de atuação nesta área, mais de 120 empresas exportadoras. “Foram mais de 115 ações específicas para a internacionalização das empresas promovidas pelo SINDVEL, sejam elas feiras e missões nacionais e internacionais, projetos compradores e vendedores, finalizou.

O presidente do SINDVEL também fez uma singela homenagem ao amigo e também um dos diretores do sindicato, Pedro Luiz Koscak, que faleceu este ano, empresário e parceiro de toda a comunidade empresarial santa-ritense.

Ainda na ocasião, o Presidente do SINDVEL assinou um acordo de cooperação com a empresa ISRABRAS, representada por seu diretor, Paulo Roberto Hilel Costa Torinho. A ISRABRAS identifica e prospecta em Israel, empresas interessadas em ingressar no mercado brasileiro, aproximando potenciais parceiros de negócios.

Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, e diretor da ISRABRAS, Paulo Roberto Hilel Costa Tourinho, assinaram acordo de cooperação mútua para a prospecção de negócios com empresas de Israel.