Comemoração dos 25 anos do Sindvel e lançamento do livro do Vale da Eletrônica

SINDVEL comemora 25 anos, lança o livro “Vale da Eletrônica” e homenageia parceiros importantes para sua história

A solenidade de comemoração dos 25 anos de criação do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, foi realizada no último dia 18 de setembro, no Teatro do Inatel, com a presença de mais de 500 pessoas, entre empresários e autoridades.

O livro “Vale da Eletrônica”, de autoria de Carlos Romero Carneiro, também foi lançado durante o evento. A obra, uma iniciativa do SINDVEL, que convidou o empresário Marcos Goulart Vilela para coordenar o projeto, relata a visão educadora de Sinhá Moreira ao construir a Escola Técnica de Eletrônica, priorizando a educação como base de sustentação para a formação de um povo, e as trajetórias dos empreendedores que iniciaram seus estudos em Santa Rita do Sapucaí e desenvolveram os primeiros projetos de base tecnológica, dando início ao processo de industrialização da cidade.

O autor do livro ” Vale da Eletrônica” Carlos Romero Carneiro, entregou exemplares aos Deputados Federal, Bilac Pinto, e Estadual, Ulysses Gomes, para que sejam portadores da obra para a Biblioteca Nacional do Brasil e Biblioteca Estadual de Minas Gerais, respectivamente. O Prefeito Jefferson Gonçalves Mendes recebeu um exemplar para a biblioteca municipal de Santa Rita do Sapucaí.

Também durante a solenidade foi assinado um convênio entre SINDVEL, Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI e Associação dos Municípios do Médio Sapucaí – AMESP, para desenvolvimento de projetos regionais conjuntos nas áreas industrial, ambiental , cultural, de gestão e segurança.

Segundo o Presidente da AMESP, Prefeito Flávio de Souza Pinto, “ o convênio é muito importante para a AMESP pois temos todo interesse em desenvolver projetos que proporcionem o desenvolvimento regional e sustentável para nossos municípios associados”.

Sindicato homenageia empresários, prefeitos, escolas e entidades que fazem parte de sua história

O SINDVEL sempre atuou na permanente construção de parcerias com os governos municipal, estadual e federal, em todas as suas instâncias, assim como com entidades de fomento à pesquisa e inovação e órgãos de financiamentos públicos e privados, de maneira apolítica e apartidária. E para celebrar esta parceria, ao completar 25 anos fez questão de reconhecer pessoas e entidades que sempre apoiaram a instituição, desde a sua criação em 1990.

1. Empresários e entidades que desde a década de 80 acreditaram e lutaram para superar desafios, acompanhando as transformações tecnológicas, investindo em novos produtos, superando crises e dificuldades e persistindo na continuidade de suas empresas no Vale da Eletrônica. Hoje são empresas que abastecem o mercado brasileiro, substituindo importações e inclusive exportando .

2. Presidentes da Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí e do SINDVEL, empreendedores que, com grande empenho e dedicação pessoal, abriram mão de seus objetivos pessoais para contribuir com a coletividade, percebendo a importância e a necessidade do trabalho conjunto para o engrandecimento de nossas empresas e de nossa cidade, criando a Associação Industrial, em 1986 e, posteriormente, o SINDVEL, em 1990.

3. Homenagem aos representantes do poder público que, cada um em seu tempo, dentro de suas possibilidades, ao longo da história do SINDVEL, apoiaram os projetos de desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônica de Santa Rita do Sapucaí – APL.

4. Histórias de sucesso acontecem e se perpetuam quando baseadas em importantes pilares como a educação e o empreendedorismo, base de sustentação para o desenvolvimento do Vale da Eletrônica. Quando Dona Sinhá Moreira criou a Escola Técnica de Eletrônica, em 1958, ela já sabia que somente a educação é capaz de transformar uma cidade, um país. E foi através do pilar da educação que o Vale da Eletrônica construiu sua força. Por isso o SINDVEL reconhece a inestimável contribuição das escolas formadoras de homens e mulheres empreendedores que se tornaram empresários de sucesso no Brasil e no mundo. O sucesso da academia em Santa Rita do Sapucaí está no plano de gestão contínua das escolas, pois todos os diretores deram continuidade aos projetos de seus antecessores.

5. A história do Vale da Eletrônica, e do SINDVEL, sempre foi enriquecida com a parceria e o apoio de entidades que reconheceram e valorizaram a importância do Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônica para a economia do estado e do País, assim como a responsabilidade, comprometimento e credibilidade do SINDVEL em conduzir os projetos de desenvolvimento do APL como entidade de governança local.
6. O SINDVEL reconheceu também a importância e o papel fundamental dos veículos de comunicação locais e estaduais para a divulgação das ações de desenvolvimento do APL, ampliando a visibilidade e abrindo mercados para o Vale da Eletrônica.

7. Uma homenagem especial surpresa foi preparada pelo Sindicato a três importantes personalidades de Santa Rita do Sapucaí. Simbolizando a excelência em suas profissões e trajetórias de vida, o Professor José Antonio Justino Ribeiro foi homenageado como representante de todo o corpo docente por sua competência, amor e dedicação à formação educacional e cidadã em nosso município. O Professor Doutor Elias Kallás recebeu o reconhecimento como representante de toda a comunidade médica local por sua competência, amor e dedicação ao exercício da profissão. E o Monsenhor José Carneiro Pinto, símbolo da religiosidade de Santa Rita do Sapucaí, de todas as crenças, por sua competência, amor e dedicação à formação cristã.
Para o Presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, quem faz a diferença são as pessoas, e por isso ele fez questão de destacar o trabalho competente da equipe técnica do Sindicato, um grande diferencial para as ações e projetos que promovem o desenvolvimento do Vale da Eletrônica.

SINDVEL é homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Através do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, Presidente da Frente Parlamentar da Indústria Mineira, o SINDVEL recebeu um Certificado de reconhecimento, emitido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Minas Gerais, e ao Brasil.

O SINDVEL sente-se honrado e sensibilizado com a atenção e iniciativa do Dep. Dalmo Ribeiro, demonstrando que acompanha e valoriza atentamente as ações e projetos desenvolvidos no APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, sob a coordenação do Sindicato.

SINDVEL e Governo do Estado iniciam estudos para formalização do Parque Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí

Durante a solenidade de comemoração dos 25 anos do SINDVEL, o Presidente da entidade, Roberto de Souza Pinto, anunciou a constituição de um grupo de trabalho, em entendimento com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES, para estudar a viabilidade de um parque tecnológico em Santa Rita do Sapucaí, dentro do Programa de Implantação e Consolidação de Parques e Polos Tecnológicos em Minas Gerais – PROPARQUE, com o objetivo de articular e disponibilizar apoio financeiro e institucional para a implantação de parques tecnológicos no estado de Minas Gerais.

E tudo começou em 2011, com as comemorações
dos 25 anos do Vale da Eletrônica

Em julho de 2011, o SINDVEL lançou oficialmente a campanha de comemoração dos 25 anos do Vale da Eletrônica, em solenidade realizada conjuntamente com a formatura de alunos do SESI/SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – unidade Santa Rita do Sapucaí, quando compareceram mais de mil pessoas entre alunos, familiares, convidados e autoridades. O paraninfo das turmas foi o Deputado Olavo Bilac Pinto Neto.

Da programação lançada nesta data constavam o lançamento da nova marca do Vale da Eletrônica; lançamento da Comenda Sinhá Moreira, que passaria a ser outorgada anualmente a uma personalidade ilustre, uma empresa inovadora e uma empresa que mais contratou funcionários no período de um ano e o início do projeto de elaboração do livro “ Vale da Eletrônica”, sob coordenação do empresário Marcos Goulart Vilela e autoria de Carlos Romero Carneiro.

Na ocasião foram homenageados D. Sinhá Moreira, por sua importância para o Vale da Eletrônica; a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, por todo o apoio ao Vale da Eletrônica ao longo dos anos; o Prefeito Paulo Frederico Toledo, criador e profundo incentivador da marca Vale da Eletrônica e do processo de industrialização da cidade e o jornal Vale da Eletrônica, por sua representatividade como veículo de comunicação do polo industrial que se formou ao longo desses anos.

Assim, em 2015, ao lançar o livro “ Vale da Eletrônica”, o SINDVEL encerra a programação dos 25 anos do Vale da Eletrônica, iniciada em 2011.