APL de Santa Rita do Sapucaí é case de sucesso na América Latina e terá história contada em livro

O SINDVEL recebeu esta semana o jornalista espanhol Arturo Lezcano, que veio conhecer Santa Rita do Sapucaí para escrever o capítulo de um livro a ser publicado em espanhol contando casos de sucesso na América Latina. Dez países serão retratados neste livro e no Brasil o APL/Cluster escolhido foi o de Santa Rita do Sapucaí.

Acompanhado pela Secretária Executiva do APL, Izabelle Carli, o jornalista fez questão de vivenciar experiências de vida como acompanhar um funcionário de empresa que veio da zona rural em sua rotina diária, visitar a residência de uma aluna da ETE que mora na zona rural e percorre 16km todos os dias para estudar, visitar uma república de alunos do Inatel, conhecer pessoas que conviveram com Sinhá Moreira e ouvir empresários, presidentes dos sindicatos (patronal e dos trabalhadores), donos de restaurantes, mulheres empreendedoras, pessoas com histórias para contar.

O livro é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que executou em Santa Rita do Sapucaí o Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais , FIEMG e Sebrae.

O Programa foi coordenado pelo Sindvel – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, que é a entidade de governança local do APL, selecionado como referência para compor a publicação.