12ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica começa na próxima quarta-feira

A 12ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel 2012), considerada um dos maiores eventos setoriais do país, será realizada de 1º a 3 de agosto em Santa Rita do Sapucaí (MG), município situado a 420 km ao sul de Belo Horizonte. Trata-se de uma vitrine de exposição para o Brasil e o mundo dos produtos e inovações tecnológicas desenvolvidos no Arranjo Produtivo Local (APL) da cidade. A feira vai ocupar uma área de 1.200 metros quadrados no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Intel) com 88 estandes.

Além de apresentar ao público novos produtos, a Fivel 2012 também é uma oportunidade para compradores e representantes de empresas de fazer novos contatos, ampliar sua visibilidade e fechar negócios. “Mesmo com todo o avanço da tecnologia, nada substitui o encontro pessoal. Prova disso são os mais de 10 mil visitantes que passam pela Fivel, homens de negócios do Brasil e exterior que buscam lançamentos e inovações para um mercado cada vez mais competitivo e exigente. São três dias de intensas negociações, rodadas de negócios, visitas às fábricas, apresentação de produtos e demonstração de novas tecnologias, o que comprova o potencial criativo do Vale da Eletrônica” explica o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto.

A Fivel reúne empresas do setor eletroeletrônico para fazer negócios e lançamentos de diversos produtos e inovações tecnológicas em Santa Rita do Sapucaí, o “Vale da Eletrônica”. Considerado um dos principais polos de tecnologia do país, o Vale da Eletrônica congrega mais de 142 empresas, gera 10 mil empregos e fabrica mais de 13.700 produtos nas áreas de eletrônica, telecomunicações, informática, automação comercial, residencial e industrial, segurança, eletromédicos e prestação de serviço, e tem faturamento previsto de R$ 1,7 bilhão este ano.

A Fivel é subsidiada pelo Sindvel, apoiada pela Fiemg, Sebrae, Prefeitura Municipal e outros órgãos governamentais e de fomento, o que reduz o custo de participação dos expositores.

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, representando o Governador Antonio Anastasia, apresentará um panorama sobre “Minas no Século XXI “ e o Presidente do INMETRO , Prof. João Alziro Herz da Jornada falará sobre “O trabalho do Inmetro no apoio à Inovação e Competitividade da Indústria”, temas de enorme interesse para as empresas do Vale da Eletrônica.

Outras presenças confirmadas são: Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues; Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Bilac Pinto; Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico Fábio Veras, Subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Luiz Antonio Athayde; Subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Marco Antonio Rodrigues da Cunha; Presidente Interino da FIEMG, Edwaldo Almada; Diretor Superintendente do Sebrae MG, Afonso Maria Rocha; Presidente do INDI ( Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais ), Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Paulo Kleber Duarte Pereira; Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, João Batista Lanari Bo; Gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico do BDMG Carlos Fernando da Silveira Vianna; Cel. Intendente Ulisses Dias da Mota, Chefe do Centro de Catalogação da Aeronáutica, Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais da CIEMG ,José Agostinho da Silveira Neto; Gerente de Negócios e Mercado da INFRAERO, Rodrigo Otávio Jácome de Medeiros, Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC , Marcílio César de Andrade; Coordenadora Técnica da Rede Mineira de Extensão Tecnológica do CETEC, Regina Lúcia Tinoco Lopes

ALGUNS PRODUTOS QUE SERÃO LANÇADOS EM 2012

TERABYTE TECNOLOGIA APRESENTA O TERATV – INTERATIVIDADE PARA TV DIGITAL COM GINGA
O sistema TeraTV é um sistema de interatividade para TV digital capaz de fornecer às emissoras de pequeno e médio porte uma forma de tornar disponível conteúdo interativo para seus telespectadores. O projeto, em sua versão inicial, consiste em um aplicativo web capaz de abastecer um banco de dados com notícias e enquetes, de forma que estas possam ser acessadas pelo telespectador em sua própria TV, através do aplicativo cliente enviado juntamente com a programação da emissora. Este aplicativo cliente utiliza-se do middleware Ginga* para propiciar a interatividade durante a experiência de assistir TV.

Nas versões planejadas para o sistema, estão incluídas características como módulos de compras, aplicativos de publicidade, aplicativos móveis para abastecer o sistema, além do desenvolvimento de aplicativos customizados para programas específicos (receitas, futebol, novelas, etc.).

A grande inovação do produto é o fato de ser altamente customizável e de integrar novas tecnologias de uma forma robusta e altamente interativa.

• Ginga® é o nome do Middleware Aberto do Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital (ISDB-TB) e Recomendação ITU-T para serviços IPTV. Ginga é constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada.

MCM LANÇA O ÚNICO NOBREAK 3 EM 1 DO MERCADO – ELE É FONTE CFTV, NOBREAK E ESTABILIZADOR AO MESM TEMPO
Equipado com sistema de isolação no transformador e filtros internos, o Multi-CFTV MCM, além de manter o equipamento funcionando na falta de energia elétrica, protege contra descargas atmosféricas e outras adversidades que possam ocorrer na rede elétrica, deixando seus equipamentos e usuários mais protegidos. Saídas específicas para alimentação de mini-câmeras, câmeras infrared e câmeras tipo speed dome com proteção auto regenerativa contra curto-circuito que dispensa a troca de fusíveis.

FONTE CFTV PARA LONGA DISTÂNCIA
Outro lançamento da MCM é a Fonte CFTV ajustável para aplicação em longa distância (possibilita a ligação de câmeras em longas distâncias) e com capacidade para suportar até 10 câmeras infrared ou 32 mini câmeras. Possui filtro especial contra interferências na imagem, sistema de ventilação por ventoinha, 8 níveis de proteção.

BLUMONKEY DESENVOLVE OS ADVERGAMES, MERCADO EM EXPANSÃO NO PAÍS
Empresa ainda em fase de incubação, a Blumonkey se insere no mercado altamente promissor de games e soluções móveis corporativas como aplicativos para tablets e smartphones e os advergames, tecnologia que insere anúncios publicitários dentro dos videogames, uma indústria que registrou aumento de 8,8% no Brasil, de acordo com a pesquisa Global Entertainment & Media Outlook da empresa de auditoria PriceWaterhouseCoopers. Segundo a pesquisa, o setor movimentou ao todo US$ 1,3 bi em 2011 na região e a expectativa é de que chegue ao valor de US$ 1,9 bi nos próximos quatro anos. Os gastos dos usuários com os jogos devem alcançar os US$ 1,8 bi em 2016, crescendo a uma taxa anual de 7,1%. O estudo mostra ainda que o Brasil tem o segundo maior mercado da região, superado apenas pelo México, e registra a maior taxa de crescimento (8,8%). Segundo o estudo da PwC, a expectativa é de que o ramo no Brasil movimente US$ 640 milhões em 2016.

LEUCOTRON LANÇA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO COM APLICATIVO PARA INTERNET – USUÁRIO PODE USAR FUNCIONALIDADES DO PABX NO CELULAR
Tradicional fabricante de sistemas de comunicação PABX, a Leucotron lançará mais uma plataforma na Fivel 2012, o ISION IP, com recursos diferenciados como a operação touchscreen ou o ramal embarcado para smartphone. Um dos diferenciais do equipamento será o Nomad, um serviço que poderá ser utilizado pelos usuários a partir de um aplicativo disponibilizado no Google Play. Através do Nomad os usuários da central corporativa ISION IP poderão oferecer aos funcionários da empresa a possibilidade de ter um ramal no celular, ligar para os ramais da empresa como se estivessem no escritório, receber chamadas no celular como se fossem no seu ramal, enfim, utilizar as funcionalidades de um PABX no celular.

ALARME SANTA RITA LANÇA RASTREADOR DE PESSOAS
O rastreador de pessoas da Alarmes Santa Rita tem bateria interna de 30 horas e pode ser recarregado via porta USB. Pode ser usado para rastrear pessoas ou cargas e tem dispositivo de pânico e acionamento por movimento. A partir de um software de monitoramento, pode-se estabelecer rotas pré-definidas, áreas permitidas e não permitidas para a pessoa ou carga transitar e, havendo alguma alteração nesta rota, o sistema envia mensagens via sms e liga para até dois números de telefone, avisando que algo está fora do previsto. Aciona escuta sigilosa e monitora via internet, pelo computador e ou celular, utilizando mapas digitalizados e fotos por satélite em tempo real. O dispositivo é extremamente compacto e pode ser carregado no bolso, na bolsa ou preso à cintura.

RW TECH LANÇA O CONTROLE DE ACESSO SEM FIOS ZIGLOCK
A novidade da RW Tech é o Ziglock, um sistema de controle de acesso sem fios (funciona com a tecnologia de comunicação ZigBee – protocolo de comunicação alternativo ao Wi FI e mais seguro), possibilitando o controle de vários ambientes no mesmo sistema, mesmo a grandes distâncias físicas. Através do software ZigLock Explorer os usuários são cadastrados via impressão digital e as informações enviadas automaticamente aos controladores ZigLock, que podem armazenar milhares de eventos. Um exemplo prático da utilização do ZigLock é, por exemplo, na escola, quando o usuário pode receber um sms ou email informando que o seu filho acabou de entrar na sala de aula, ou na escola. O sistema é totalmente sem fio, de fácil e rápida instalação, não necessita de cabeamento e não interfere na estética do ambiente onde será instalado. É prático e ideal para qualquer local que necessite de controle de acesso de pessoas.

ATIVA SOLUÇÕES DESENVOLVE DISPOSITIVO DE COLETA REMOTA DE DADOS PARA O MERCADO DE SANEAMENTO BÁSICO
Em parceria com a URMET Daruma, a ATIVA Soluções lança para o mercado de Saneamento Básico sua unidade remota de coleta de dados MTL -100. O equipamento permite a leitura remota de medidores de água, sensores de pressão, vazão, temperatura, qualidade da água (pH) entre outras variáveis. Também possibilita o acionamento de equipamentos externos como, por exemplo, um alarme ou um booster (bomba de água). A convergência de coletas de variáveis em um único equipamento traz vantagens para as empresas de saneamento, pois propicia informações mais precisas e confiáveis para a gestão e a tomada de decisão. O equipamento já é utilizado pela SABESP, Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo, em suas estações de tratamento de água e esgoto.

GHTECH LANÇA O DVR – SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA VEICULAR
Especializada em segurança eletrônica, especialmente para veículos, a GHTECH desenvolve sistemas de telemetria veicular para diversas aplicações na gerência, controle e monitoramento de frotas. O DVR EAGLE 4011 Gravador de Vídeo Móvel é um sistema completo de monitoramento, que utiliza um cartão SD como dispositivo de armazenamento. A unidade de gravação e acessórios associados são projetados especificamente para a operação em ambientes móveis. O sistema grava até 4 canais diferentes de áudio e vídeo para um cartão SD. Porta frontal com entrada USB, trava de segurança, controle remoto e sensor de ignição ( inicia automaticamente quando o veículo é ligado ). Reproduz imagens em tempo real e sincroniza com GPS, tem alarme para alta velocidade e suporta até 5 sensores que podem ser ligados ao acionamento do veículo, velocidade, freios, ré, etc.

MAXIN TV – SOLUÇÕES PARA TRANSMISSÃO E INTERATIVIDADE VIA INTERNET
A MaxinTV desenvolveu uma Plataforma para Transmissão e Interação de eventos ao vivo e gravados, via Internet, que pode ser acessada por um grande número de usuários ao mesmo tempo. É uma ferramenta inteligente e com multifunções, que gera economia em treinamentos, palestras e reuniões. Uma das soluções desta Plataforma é específica para Instituições de Ensino à Distância (EaD), possibilitando aumento da lucratividade, expansão e ampliação do quadro de alunos sem a necessidade de investimentos em espaço físico. Esta Solução pode ser integrada com o sistema Moodle* ou similares, se a Instituição já for usuária de algum sistema de AVA (ambiente virtual de aprendizado). Também é uma Solução direcionada para o universo corporativo, com aplicativos para E-training e ferramenta para Web Reunião. No aplicativo para web reunião e web conferência, a participação e interação são para um número muito grande de pessoas. Quando usada como Web TV o sistema tem um custo muito inferior aos sistemas de TV convencionais ou via satélite, além de ficar 24 horas no ar. Um dos grandes diferenciais da Plataforma é o baixo consumo de banda, apenas 256 kbps, sendo otimizado para as condições da Internet Brasileira.

A Solução é completa, composta de equipamentos, softwares, sistema para armazenagem e transmissão, com estrutura de suporte técnico dedicada ao usuário. Tudo de fácil operação, desenvolvido para pessoas com conhecimento básico de navegação na Internet.

TORNEIRA ELETRÔNICA ACIONADA POR TOQUE EM QUALQUER PONTO – DIFERENCIAL DO LANÇAMENTO DA TECROLD
Com tecnologia inovadora, o acionamento se dá através de um leve toque com o dedo em qualquer parte da torneira. A patente do produto foi requerida pela empresa. O fechamento é automático com o tempo ajustável pelo usuário. As torneiras de toque são comercializadas modelos Cisne e Bica.
Outro lançamento da TecROLD é o Kit de automação para torneira, modelo toque, um dispositivo que pode ser instalado em qualquer torneira com acionamento manual. A instalação é simples e rápida e o acionamento se dá através de um leve toque com o dedo em qualquer parte da torneira.

SENSOTRON INVESTE NO MERCADO DE LÂMPADAS A LED – ECONOMIA E AUMENTO DA VIDA ÚTIL
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas fluorescentes e incandescentes, pois a lâmpada a LED é feita com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1000 horas e uma fluorescente de 10000 horas, a LED rende entre 20000 100000 horas de uso ininterrupto. As vantagens das lâmpadas a LED são: ecologicamente correta, pois não contém metais pesados; durabilidade média de 50.000 horas de funcionamento; não utilizam reator; não atrai insetos e não irradiam raios ultravioleta.

Serviço:
12ª – Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel 2012)
Data: 1º a 3 de agosto de 2012
Local: Ginásio do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) – Avenida João de Camargo 510, Centro, Santa Rita do Sapucaí, MG
Abertura oficial: 1º de agosto, às 14h, no Teatro do Inatel
Exposição: 1º a 3 de agosto, das 14h às 21h.

Informações: http://www.sindvel.com.br/projetos/12-fivel
Telefones: Izabelle Carli (35) 3471.2055 / (35) 9152.0508 / apl@sindvel.com.br / Carlos Braga (31) 3263-4576 / (31) 9311-0116